Tarifa Binômia

A Coopercocal participou nos dias 7 e 8 de novembro no Complexo Brasil 21 em Brasília do Workshop Tarifa Binômia, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

Na oportunidade, o Diretor da ANEEL Sr. Rodrigo Limp esteve presente a abertura do evento sobre Tarifa Binômia. Esse modelo de tarifa que está sendo estudado é um tipo de tarifa multipartes, em que se define duas variáveis de faturamento: uma fixa mensal, em reais, para cada unidade consumidora e outra que permanece volumétrica, em energia (KWh). Essa parte fixa deve ser definida considerando que determinados custos são permanentes no curto prazo e que parte dessa parcela fixa é definida de forma equânime entre todas as unidades consumidoras como, por exemplo, o custo de leitura do medidor. Outra parte deve ser baseada na capacidade utilizada do sistema pela unidade consumidora.

O evento visou coletar percepções e trocar experiências nacionais e internacionais dos agentes setoriais e da sociedade organizada, além de proporcionar reflexões sobre o modelo tarifário atual para buscar aprimoramentos e novas possibilidades de tarifação para consumidores de baixa tensão.

O Superintendente de Gestão Tarifária, Davi Antunes, fez uma apresentação técnica sobre o assunto e disse que “a ideia é analisar as vantagens e desvantagens do sistema. Eficiência energética, risco de mercado e eficiência alocativa estariam entre as vantagens, já o custo de implantação e a complexidade estariam entre as desvantagens”.

Fonte: site Aneel