Símbolos Internacionais da Cooperação

Pinheiro – Antigamente o pinheiro era tido como um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação.
Círculo – O Círculo representa a vida eterna, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.
Verde – O verde-escuro das árvores representa o princípio vital da natureza.
Amarelo – O amarelo-ouro representa o sol, fonte permanente de energia e calor.
Emblema – Assim nasceu o emblema do cooperativismo: um círculo abraçando dois pinheiros, para indicar a união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos. Tudo isso marcado na trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando crescer cada vez mais.
Novo emblema – O novo símbolo do cooperativismo, é a adaptação modernizada da marca vencedora em concurso interno promovido pela OCB, aprovada no XI Congresso do Cooperativismo em 1997. A marca da OCB foi concebida a partir de referências captadas no universo cooperativo estampado com os tradicionais pinheiros que representam o cooperativismo, aliados a uma estrutura piramidal que representa toda a força da Organização localizada em suas bases. O anel que circunda este universo, representa a união existente no segmento cooperativista.

Bandeira – A bandeira, que leva as cores do arco-íris, constitui o símbolo internacional do cooperativismo, aprovado pela Aliança Cooperativa Internacional – ACI, em 1932. O cooperativismo, ao adotar essa bandeira, leva a mensagem de paz e da unidade, que supera as diferenças políticas, econômicas, sociais, raciais e religiosas de povos e nações. Luta por um mundo melhor, onde a liberdade individual, a dignidade e justiça social sejam os valores norteadores da sociedade humana. O Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional – ACI durante reunião realizada em Roma – Itália, em abril de 2001 deliberou sobre a mudança da Bandeira do Cooperativismo. O motivo desta decisão foi promover e consolidar claramente a imagem cooperativa, já que a antiga bandeira era utilizada por alguns grupos não-cooperativos, o que causava confusão em alguns países. A bandeira que substitui a tradicional do arco-íris é de cor branca e tem o logotipo da ACI impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos diversos membros da ACI. O logotipo foi aprovado em 1995 por ocasião do Centenário da ACI. O arco-íris é representando em seis cores e a sigla ACI está impressa na sétima cor: o violeta.

Cada uma destas cores tem um significado próprio:
  • Vermelho – Coragem.
  • Alaranjado – Visão de futuro.
  • Amarelo – Desafio em casa, família e comunidade.
  • Verde – Crescimento individual como pessoa e como cooperado.
  • Azul – Horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros.
  • Anil – necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação.
  • Violeta – Beleza, calor humano e coleguismo

Cooperativa Energética Cocal
Av. Dr. Polydoro Santiago, nº 555 - Centro
Cocal do Sul - SC - CEP: 88845-000
Fone: (48) 3447-7000